terça-feira, 26 de abril de 2011

Chimarrão,doce companhia

"Hoje eu acordei mais cedo,tomei sozinho um chimarrão. Procurei a noite na memória...Procurei em vão.
Hoje eu acordei mais leve ( nem li o jornal)
Tudo deve estar suspenso... Nada deve pesar."

                A letra desta música foi composta por Humberto Gessinger, músico admirável, sobre o chimarrão. Ela retrata a leveza e o carinho que nós, principalmente, os gaúchos temos para com essa  bebida e todo o seu ritual.
                Estamos no início do inverno aqui no Sul, a estação mais agradável na minha humilde opinião, podem ter dias cinzas, pouco festivos, convidativos ao recanto do lar( mesmo que não seja o seu!), uma boa comida, uma coberta aconchegante, um bom filme e um bom vinho, são ótimas opções para  a noite fria. Já para o dia, quando você acorda e seu rosto está gélido, tem um agradável vento congelante tocando seus cabelos, ah,que sensação maravilhosa! A melhor opção então, é levantar-se e pôr uma água esquentar. Enquanto ela esquenta, prepare a Cuia! Não deixe a água ferver, apenas "chiar!" Após este ritual, pegue seu chimarrão e sente-se em uma varanda, ou aonde possa sentir a brisa na companhia de alguma pessoa especial para você. Digo especial, porque o chimarrão nos remete á essa afeição agradável, quase que nostálgica, são esses momentos eternos , jamais esquecidos...

            Há quem não conheça o gosto do chimarrão, aconselho-os a que esperimentem. É  um gosto doce e ao mesmo tempo amargo. Doce como um abraço apertado, e amargo como a distância, distância essa que se quebra na "roda de chimarrão" ou como dizemos " a hora do mate!" .

            O frio aqui é rigoroso, hoje brando, mas aguardamos esse frio tão esperado, que deixa a paisagem gaúcha tão mais bela e convidativa. Um convite aos turistas, e a estes digo : Podem chegar, nossa terra e nosso povo os receberão com muita alegria! Amamos mostrar-les nossa cultura e nossas beleza, também nossas falhas para que nos ajudem a corrigi-las, em nosso quintal encontrarão uma cuia de mate a disposição, e em nossos corações, gratidão por escolherem nosso chão!
        
        
          Recebo o início de mais um inverno, mais um inverno em minha vida. Mais um período de lembranças felizes. Então, o que mais posso dizer , a não ser Seja Bem-vindo!!!

2 comentários:

  1. Maravilha amei.....será por que me identifico nesta nostalgia desse "doceamargo".Bjo

    ResponderExcluir
  2. Adorei também!
    Adoro chimarrão e inverno :)
    coisa boa que está chegando!
    Beijo Nessa

    ResponderExcluir